10 de junho de 2013

Como Reconhecer Um Verdadeiro Mestre

(Por Dr. Lewis, Templo da SRF em San Diego, Califórnia, 23 de Maio de 1954)

É difícil reconhecer um verdadeiro mestre até aprendermos a conhecer os reais valores da vida. Não obstante, existem certos indícios pelos quais quase qualquer pessoa pode distinguir um mestre verdadeiro daqueles que são meramente autodesignados professores.


Jesus falou acerca deste assunto no capítulo 23 de São Mateus, ele fala ao povo acerca dos escribas e fariseus, que davam ordens aos outros. Mas “todas as suas obras”, diz ele, “eles fazem para serem vistos pelos homens, por isso trazem as usas largas tiras de pergaminho e alargam as barras das suas vestes” – indicando a sua complacência para com a consciência do ego – “e amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas”, isto é, eles querem estar em posição de destaque, e querem “ser chamados pelos homens Rabi, Rabi”. Mas Jesus avisa: “Não queirais vós ser chamados de Rabi porque um só é o vosso Mestre – o Cristo, e todos vós sois irmãos, e a ninguém na Terra chameis de vosso pai, porque um só é o vosso Pai, que está nos céus. Nem vos intituleis mestres porque um só é o vosso Mestre – o Cristo”.


Jesus, desta forma, diz claramente que todos os verdadeiros mestres falam e atuam em estado de consciência Crística. Nós encontramos a mesma ideia nas escrituras hindus, um exemplo é a vida de Jadhava Krishna, que também manifestou essa consciência do Cristo universal. Assim, se vocês estão seguindo um instrutor, ou planejando seguir um, lembrem-se de fazer a si mesmos esta pergunta: “Será que esta pessoa se elevou a si próprio, desde a consciência exterior do ego até a real unidade com o Cristo interno, e com a onisciência de Deus”?