15 de maio de 2013

Sejamos Agradecidos, por Sri Daya Mata

“Mãe Divina, ensina-me o significado do verdadeiro agradecimento, ajuda-me a apreciar, todos os dias, todas as bênçãos que eu recebo de Ti em minha vida e dá-me sabedoria e entendimento para ver Tuas mãos por trás de todas as provações e todas as coisas boas que vêm para minha vida. Deixa-me olhar além do sofrimento para a bênção eterna, eterna sabedoria, eterno relacionamento, que existe entre mim e Ti e, portanto, minimize aquelas provações. Tu És minha vida, meu amor, minha suprema Alegria que eu procuro. Guia-me, abençoa-me, estejas sempre comigo. OM, Shanti, Shanti, Amém”. 

Neste pequeno trecho podemos sentir a paz que vem da nossa alma. Depois que meditávamos com o Guruji ele nos dizia: “Enquanto vocês executam suas tarefas, mantenham-se nesta paz. Este é o primeiro passo que o devoto deve seguir a fim de progredir espiritualmente”. A tendência é separar a meditação do resto da nossa vida, do resto de nossas atividades, mas isto não é correto. O importante é ter esta comunhão profunda com Deus, direcionando todos os pensamentos, todos os sentimentos de seu ser para aquEle Inteligente Pai, Mãe, Amante. O importante é que você o faça com 100% da atenção e aprofundando cada vez mais sua mente até chegar ao âmago de sua alma, do seu Ser. E você começa a absorver aquele maravilhoso alimento espiritual, a paz, a qual não vem do exterior, mas de dentro de si próprio. 


Então, o importante é tentar realizar isso, durante todo o dia. Por isso é tão importante fazer meditações profundas e regulares, e é quando você começa a perceber a sua verdadeira natureza. Começa a perceber aquela repentina vibração de paz, e o importante é executarmos, todas as nossas tarefas, ancorados nesta paz. Esse é um ponto básico se você quiser progresso no caminho espiritual. Eu sempre me recordo do Mestre: após termos meditado com ele, sempre nos dizia: “Não entorne este leite da paz que você acumulou na sua consciência. Tente mantê-lo”. A ação de graças é uma época de apreciação. Nós temos a tendência de nos acomodar ao acharmos que o que agradecemos a Deus é o suficiente. Isto é uma falha da nossa consciência. Mas, todos os dias, devemos ter um tempo para apreciação. Na minha própria vida eu sinto que isto foi muito útil.

Expressar agradecimento a Deus, mesmo em momentos de provações. Quando os momentos difíceis surgem na Sociedade, eu afasto minha mente de tais problemas e me volto para Deus e digo: “Oh, Senhor, Você tem me dado tanta coisa, tantas bênçãos, obrigada, Senhor!”. 


Agindo assim, nós estamos ajudando a neutralizar ou diminuir o conflito que estamos vivenciando naquele momento. Aprenda a apreciar tudo que vem, e ver as mãos de Deus por trás de todas as bênçãos que recebemos. Essa é uma lição vital para se aprender.