7 de fevereiro de 2013

Desenvolvendo um Coração Compreensivo

O individuo que é sincero no seu crescimento espiritual, esforça-se por conservar sua mente sempre limpa e disciplinada, de forma que em qualquer circunstância ele possa expressar a divina qualidade da compreensão. Gurudeva Paramahansa Yogananda deu uma bonita definição desse atributo:

“A compreensão é sua visão interior, a faculdade intuitiva através da qual você pode claramente perceber a verdade – sobre você mesmo e os outros, e em todas as situações que surgem em seu caminho – e ajustar corretamente suas atitudes e ações em conformidade com ela”.

Guruji costumava dizer-nos, “Entenda o que eu quero dizer quando eu digo alguma coisa para você. Quando você se esforça demais, você não consegue captar meu pensamento. Seus pensamentos racionalizados vão-se por água abaixo. Permaneça calmo e assim você estará em harmonia com o que eu estou dizendo a você, então você entenderá”.

Ele estava nos ensinando a ouvir com os ouvidos da compreensão intuitiva. “Com todo seu entendimento, tente compreender”, a Bíblia nos diz isto (Provérbios, 4:7). Quantos de nós realmente recebemos isso de coração e tentamos praticar? Geralmente, sempre que nós encontramos alguém ou alguma coisa que é diferente do que nós estamos acostumados, nossos pensamentos preconceituosos são imediatamente despertos e nós criamos obstruções mentais. Nós não fazemos um esforço para entender, nos agarramos cegamente a nossas próprias opiniões, não importando quão imprevidentes elas possam ser. Esta é uma das maiores falhas em todas as culturas, e a razão de tanto equívoco e conflito no mundo. Na escola nos ensinaram assuntos intelectuais, mas quem ensinou a arte de entender os outros? [...]

Clique aqui e leia o texto completo.