31 de janeiro de 2013

Paramahansa Yogananda: Lembranças Pessoais no Aniversário de Seu Nascimento

Os aniversários do nascimento de nosso Guru, Paramahansa Yogananda, são sempre de grande alegria, enchendo nossas mentes e corações de renovada estima e devoção por aquele grande iluminado da Índia, o qual foi enviado ao Ocidente para trazer a todos nós a iluminação, as técnicas de revelação da alma, através da Kriya Yoga. Já que celebramos este aniversário, talvez seja apropriado que eu compartilhe com vocês uma descrição pessoal do Mestre – alguns detalhes sobre sua aparência, sobre suas habilidades, e acima de tudo sobre sua grande presença espiritual.

O caráter de Guruji era de muitas facetas. Antes de tudo, ele era sem dúvida o ser humano mais informal e descontraído que eu conheci. Suas reações eram sempre espontâneas. Ele nunca se gabava ou tentava impressionar ninguém, ele era simplesmente ele mesmo. Talvez por isso mesmo ele nunca tenha dado ênfase a cerimônias – aquelas que ele introduziu na Self-Realization Fellowship eram muito poucas.

Além disso, tudo com o Mestre era totalmente espontâneo. Tudo que vinha de dentro dele, ele dava aos outros.

O Mestre era tão docemente infantil – cheio de brincadeiras, as quais eram expressas de muitas maneiras doces e alegres. Ele lembrava as palavras de Jesus: “Deixai vir a mim as criancinhas... a elas pertence o reino dos céus”. Ao mesmo tempo, ele era a epítome da sabedoria, não havia pergunta que alguém o fizesse que ele não soubesse responder para a completa satisfação desta pessoa. Ele era também um homem de ação, um indivíduo com uma tremenda força de vontade e de autodisciplina – muito singular. Quando ele focalizava sua mente em alguma coisa, nada o desviava. Mas acima de qualquer característica, estava sua grande compaixão divina e seu amor a Deus. Durante todos os anos que eu o conheci, eu vi diariamente manifestações dessas suas maravilhosas qualidades.

Deixe-me falar um pouco sobre sua presença física. [...]

Clique aqui e leia o texto completo.