28 de fevereiro de 2013

A Sabedoria do Bhagavad Gita

(Por Brother Anandamoy, discípulo monástico de Paramahansa Yogananda desde 1948. Esta palestra foi proferida numa Convocação da SRF no Westin Bonaventure Hotel, Los Angeles, Califórnia).

Boa noite. É bom estar com vocês outra vez. Parece que estivemos juntos na semana passada, não? O tempo passa rápido... esperem até vocês ficarem mais velhos, ele passa ainda mais rápido. Eu estou muito feliz de dar as boas vindas a vocês, nesta Convocação. 

Eu me lembro de quando iniciamos no começo dos anos 50, tivemos 200 pessoas atendendo à Convocação na sala da Índia em Hollywood. Eu trabalhava lá em cima, na cozinha, preparando três refeições por dia para todos, e eu não era um bom cozinheiro (risos). Mas isto não importava, os devotos comiam a minha comida assim mesmo, porque a Convocação é sempre um evento cheio de felicidade.


Então, agora, a sabedoria do Bhagavad Gita, sabem, o Gita é tão vasto, o que posso fazer numa palestra tão curta? Decidi então que vou revisar com vocês alguns dos pontos práticos, que a gente deve saber, lembrar-se de e colocar em prática. Agora, aviso a vocês, isto é diferente do que eu costumava fazer nos primeiros anos – isto é dieta pesada... (risos). E vocês estão sorrindo, fico feliz de ver isto... espero que vocês ainda estejam sorrindo quando eu concluir a palestra... (risos).


Então... quero iniciar com um ponto que todos vocês sabem, por ler a Autobiografia de um Yogi, e outros livros do Mestre.... acho que isto é a pedra fundamental, não apenas do Bhagavad Gita, mas da religião em geral, e da própria vida. Isto agora é Deus falando não apenas para Arjuna, mas para cada um de nós:

“Para ti, que nada reclama... (isto significa que nós temos que estar completamente abertos e receptivos para receber a verdade) revelarei agora o sublime mistério – a natureza imanente e transcendente do espírito. Possuindo a realização intuitiva desta sabedoria, deverás escapar de todo o mal.”

O mal aqui significa sofrimento. E o que isto significa?


Clique aqui e leia o texto completo.