14 de setembro de 2012

O Papel dos Que Seguem os Ensinamentos da SRF num Mundo em Transformação

(Self-Realization Magazine, Outono, 1981)

Esta é uma era de profundas mudanças na civilização mundial. O guru de Paramahansa Yogananda, Swami Sri Yukteswar, revelou no seu livro “A Ciência Sagrada”, que a Idade Atômica (Dwapara Yuga Equinocial) é um novo estágio ascendente na vida do nosso planeta. Nós estamos destinados a testemunhar modificações de grande alcance nas instituições religiosas, sociais, econômicas e políticas, da humanidade.

A influência da Idade Negra (Kali Yuga Equinocial), passada recentemente, ainda pesa duramente na nossa civilização contemporânea. Os pensamentos-padrão criados durante milhares de anos de interesses materialistas estão refletidos em diversos costumes, tradições e superstições que separam o homem do homem, e as nações, umas das outras. As desilusões da velha idade e as desarmonias da sociedade humana manifestam-se de tempos em tempos, como conflitos ideológicos, guerras e catástrofes naturais. Tão entrelaçadas estão as forças que governam o universo, que mesmo os céus, as montanhas, as planícies e os mares, respondem às vibrações dominantes do pensamento mundial.

Paramahansa Yogananda predisse grandes altos e baixos nos destinos das sociedades e das nações, e a partir de então, um período de progresso sem paralelo em todo o mundo. Nestes tempos de grandes tensões internacionais e de receios de uma guerra global, muitos estudantes da SRF perguntam: “Qual deve ser a minha atitude? O que deverei fazer em relação às aflições mundiais?”.

Paramahansa Yogananda resumiu a resposta em duas legendas: “Primeiro, Deus!” e “Unicamente Deus!” Agora que o homem está sendo confrontado com o fato de que não há nenhuma segurança permanente na Terra, e nenhum abrigo impenetrável contra as bombas, ele finalmente compreenderá que a única segurança está somente em Deus. Isto tem sido sempre verdade, e a vida humana tem sido sempre transitória, mas hoje a nossa constatação do poder ultimamente adquirido pelas nações, para destruir completamente a humanidade, faz com que as eternas verdades se salientem totalmente. Somente o nosso relacionamento com Deus conta. Paramahansaji muitas vezes lembrava aos estudantes da SRF que o homem tinha vindo ao mundo sozinho, e que partiria do mundo sozinho – a menos que tivesse se relacionado com o seu Criador.

O nosso primeiro dever, por conseguinte, é claro: buscar Deus. Cada membro da SRF deverá se ancorar no Senhor e assim, pelo exemplo, inspirar outros a encontrar nEle a vida eterna. Por que o nosso Guru veio a esta Terra? Para dar aos sinceros buscadores os meios de entrar no Refúgio Cósmico – Deus. A Self-Realization Fellowship foi fundada para mostrar àqueles que procuram, como poderiam descobrir os ilimitados e secretos recursos da alma, através da ciência de Kriya Yoga. Era somente a este objetivo que Sri Yogananda desejava que os membros da SRF dedicassem os seus esforços espirituais.

Quando os devotos da SRF, pela prática fiel da Kriya Yoga, atingem uma realização cada vez maior do Eu que neles reside, eles também alcançam o poder de expressar cada vez mais completamente as qualidades divinas na vida diária. Por consequência, procurar Deus na meditação e servi-Lo na atividade, são e sempre serão os deveres primários de um seguidor da SRF.

Meditando profundamente, os homens e as mulheres são uma enorme contribuição para o bem da humanidade. Em número crescente, tais devotos colocam em movimento, por todo o mundo, novos pensamentos-padrão de fé, esperança e fraternidade. Estes pensamentos positivos de paz, de alegria e de bondade, se expandirão gradualmente, com ímpeto cada vez maior, para os corações e as mentes de todas as pessoas, e em última instância, quebrarão os obstáculos do ódio, do preconceito e do medo.