13 de julho de 2012

Um Magnata Iluminado em Deus Fala do Valor da Yoga

Texto originalmente publicado na revista Self-Realization Magazine, Summer 1982

Rajarsi Janakananda (05/05/1892 – 20/02/1955) foi o primeiro sucessor espiritual de Paramahansa Yogananda, e serviu como Presidente da SRF/YSS da Índia, de 1952 a 1955. O ano de 1982 marcou o 90º aniversário do seu nascimento. Os seguintes excertos de palestras informais proferidas por Rajarsi foram extraídos do livro “Rajarsi Janakananda – Um Grande Yogue do Ocidente” – publicado pela SRF.

Eu gostaria mais de guardar silêncio do que dizer muita coisa. Preferia sentir e realizar a conversar, mas hoje gostaria de lhes falar um pouco acerca das bênçãos que nos vêm dos ensinamentos da Self-Realization Fellowship. A primeira é a calma. Nós não podemos ter paz sem equilíbrio. Em 1932, quando encontrei Paramahansa Yogananda pela primeira vez, eu andava aflito, com um extremo nervosismo. Desde essa vez, a serenidade foi uma das maiores alegrias que vieram à minha vida. Todas as pessoas, agora eu sei, podem ser calmas e tranquilas.

Outra grande bênção que vem aos devotos da SRF é saúde física e mental. Se as nossas mentes estão inseguras e descontroladas, os nossos corpos sentirão distúrbios. Nós consumimos energia mais rapidamente do que a podemos receber. E nesse estado, não podemos estar em paz, felizes, nem calmos. Até que libertemos as nossas mentes de uma sensação de constante tensão, estaremos incapazes de gozar de verdadeira saúde.

No caminho da Self-Realization uma pessoa torna-se viva de novo. Ela vive realmente, e sente dentro de si a Vida Divina, experimenta a união da sua alma individual com o Espírito Universal. O caminho da Self-Realization, como foi ensinado por Paramahansaji, é científico. É uma combinação da Yoga – uma ciência que é praticada pelo próprio ser interno da pessoa – e devoção a Deus. Juntos, Yoga e devoção trarão ao homem a realização da sua própria divindade.