20 de julho de 2012

Crítica, por Paramahansa Yogananda

Quando for criticado faça uma auto-análise. Examine cuidadosamente todas as suas atividades do dia-a-dia. Faça uma introspecção e critique a si mesmo através dos olhos imparciais daqueles que o censuram. Se descobrir que está em erro, corrija-se em silencia e vá em frente. Se não achar o erro, do qual é acusado, sorria interiormente e continue a percorrer com estoicismo a sua senda. Se os seus perseguidores continuarem a escarnecer, exigindo que tome uma atitude, responda com amor e não com inimizade.

Se estiver numa posição em que outros o procuram para que os ilumine, responda ou batalhe pela verdade com amor no coração, e não por causa da sua honra ou por medo da má fama, mas sim para sustentar a glória e a pureza da verdade. Faça com que suas ações e palavras não sejam usadas para ser vitorioso, nem para envergonhar o seu próximo, nem para alimentar a sua vaidade, mas somente pela verdade. O amor à verdade, porém, sempre tem que ser equilibrado com o amor de evitar magoar os outros. A difamação de outros com a finalidade de divulgar a verdade ou para lhe trazer benefícios, é sinal de egocentrismo e de fraqueza interior, ou o desejo de aparentar ser mais magnânimo cortando fora a cabeça dos outros.

Se não houver amor no seu coração, não lute, mesmo que seja pela verdade. O ódio não pode ser conquistado pelo ódio, a maldade não pode ser vencida pela maldade. Se o seu coração for se incendiar com o desejo de defender a “verdade”, motivado pelo ódio, pela vingança ou por um ego inflamado, então renuncie à batalha contra os seus difamadores. Primeiro cultive o amor. O amor é o seu maior aliado, o seu bálsamo curará os ferimentos que lhe forem infligidos pelo ódio dos seus inimigos, e o amor jamais será derrotado. A própria morte que ocorre na tentativa de conquistar o ódio, é a vitória do amor para a alma eterna.

Aqueles que o odeiam e o caluniam não são conhecedores da verdade. Perdoa-os, pois na sua ignorância eles não sabem o que estão fazendo. Assim como gosta de ser perdoado, não importando o que tenha feito, ame, para perdoar aos outros da mesma forma. Dê o seu amor sem hesitação para aqueles que o criticam e que o acusam falsamente, com pleno conhecimento disso e deliberadamente. Envergonhe-os por meio da dádiva constante do seu amor, em troca do veneno que eles lhe deram. Tente modificá-los por meio do seu amor incondicional.

Clique aqui e leia o texto completo.