7 de julho de 2012

A Vida Equilibrada, por Paramahansa Yogananda

Imagine três figuras humanas desproporcionais – a primeira, de cabeça fina como uma vagem e o corpo grande como um balão. A segunda com os braços musculosos de um Hércules, mas com um físico de um anão. E o terceiro com uma cabeça enorme fincada num frágil corpo liliputiano. De acordo com os seus padrões, não seria um espetáculo divertido ou patético se, de repente, você se avistasse com uma multidão de seres assim?

Da mesma forma que as roupas escondem cicatrizes, feridas e algumas deformidades, os trajes elegantes da carne humana escondem frequentemente sérias doenças mentais.


Se você se confrontasse com uma multidão de pessoas médias, bem vestidas e fisicamente saudáveis e lhe fosse dado o poder de ver seus corpos mentais, que surpresa, que dor de cabeça você teria! Você veria seus corpos mentais tendo como cabeça a razão, como tronco, os sentimentos e as sensações, como pés, a vontade, e o conjunto teria um aspecto doentio, deformado e anormal. Você veria algumas pessoas com cabeça minúscula – pobres de sabedoria – em cima de um tronco de apetites sensuais avantajado. Outras, com corpos de sentimentos murchos, sem vigor, atrelados a braços super desenvolvidos de aptidões mentais voltadas para o comércio. Outras, talvez, apresentariam um enorme cérebro “socrático”, mas um tronco minguado e ressequido de simpatia e sentimentos. Outros, ainda, teriam a cabeça e o tronco normais, mas um par de pés paralisados pela falta de autocontrole, e assim por diante.

Corpos assim, patológicos, permanecem ocultos dentro dos homens – subdesenvolvidos em alguns aspectos e superdotados em outros. As múltiplas deformações psicológicas causam sofrimentos à alma impedindo sua expressão no plano material.Seria oportuno, a essa altura, mencionar algumas dessas doenças psicológicas. Assim, as causas invisíveis e finais de todas as ruínas da humanidade seriam detectadas e trazidas à luz da consciência desses sofredores mal informados. Com isso, poderiam aprender sobre a natureza de tais doenças – seus sintomas e desenvolvimento – e se precaver contra os ataques secretos de seus poderes destruidores da felicidade.

Clique aqui e leia o texto completo.