27 de julho de 2012

Como Ser Mais Querido

Por Paramahansa Yogananda, 1º Templo da SRF em Encinitas, Califórnia, 20 de Agosto de 1939

Algumas pessoas nascem com uma disposição de espírito agradável, todos são atraídos por elas. Outras, nunca são estimadas. Outras ainda há que, nem amadas nem desamadas são, são ignoradas. Por quê? Deus é imparcial e não pode ser responsabilizado pela distribuição desigual de qualidades agradáveis. As características de cada pessoa são o produto de seu próprio cultivo. Ela mesma criou suas qualidades agradáveis ou desagradáveis, nesta vida atual ou em vidas passadas. Seria uma grande injustiça, se Deus fosse o responsável por criar pessoas com a vantagem de possuírem qualidades agradáveis e outras com a desvantagem de serem desagradáveis. Não foi Deus quem deu más tendências a uns filhos e boas a outras então, não podemos culpá-Lo.

Deus cria todos os homens iguais, feitos à Sua imagem. Para entender o porquê das supostas disparidades humanas, precisamos entender a lei da reencarnação. O conhecimento desta lei ficou sepultado e esquecido durante a Idade Média. Jesus falou de reencarnação quando disse: “Elias já veio e não o reconheceram [...]. Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista” (Mateus, 17:12,13). A alma que, em encarnação anterior, fora Elias (Elijah), voltara agora como João Batista.

Não haveria significado para a vida, se ela não nos desse oportunidades para desenvolvermos os nossos potenciais e para satisfazermos os nossos desejos. Sem a reencarnação, como operaria a justiça divina, por exemplo, para com aquelas almas que não tiveram oportunidade de se expressar porque vieram aprisionadas no corpo de uma criança que já nasceu morta, ou vieram no corpo de uma criança que talvez só viva até os seis anos de idade? Tais almas dificilmente poderão ser condenadas ao inferno, se nada fizeram para merecer castigo, nem poderiam ir para o céu, se não tiveram oportunidade para merecê-lo. Este mundo é uma imensa escola e a lei da reencarnação é a justiça que traz todos os homens aqui de volta, até que tenham aprendido todas as lições da vida. O Senhor Krishna referiu-se a esta verdade quando disse: “Diligentemente seguindo o seu caminho, purgando-se do pecado, alcançando a perfeição pelo esforço de muitos nascimentos, o yogue finalmente ingressa na Suprema Beatitude” (Bhagavad Gita, VI: 45).

O próprio homem cultivou suas qualidades, boas e más. Em algum lugar, em algum tempo, nesta ou em outras vidas, as sementes foram lançadas por suas próprias ações. Se ele permitir que as sementes das ações prejudiciais germinem, elas abafarão, pela força do número, as sementes do bem que ele já semeou. Os sábios moldam o jardim da vida, arrancando as ervas daninhas do mal que medram entre as plantas cultivadas do bem.