12 de agosto de 2013

Crise Mundial

(Por Paramahansa Yogananda. Conferência realizada em 19 de Maio de 1940, em Encinitas, Califórnia.)
A análise que eu farei hoje é baseada no senso comum e na experiência. Senso comum é simplesmente uma reação intuitiva ao ambiente, das pessoas. Se vocês desenvolvessem o vosso intuitivo senso comum, encontrariam as respostas para todos os vossos problemas.


Esta não é uma palestra política. O meu domínio é a espiritualidade, eu sempre viverei e atuarei dentro desse reino, e no domínio do Espírito morrerei. Eu falo somente situado nesse plano de consciência. Quando criança, na Índia, eu costumava misturar-me com as pessoas de ambos os partidos políticos, mas não me juntava a nenhum deles. Apreciava os respectivos pontos de vista, mas eu via que seria capaz de fazer melhor pelos meios espirituais, porque somente o poder espiritual pode verdadeiramente reformar o mundo. 

As minhas conferências são de valor somente se elas tiverem um efeito definido na modelagem espiritual das vidas humanas. Algum dia, depois de eu ter partido desta Terra, vocês perceberão tudo o que eu tenho tentado fazer em vosso favor. Se seguirem os conselhos construtivos que darei hoje, um dia se sentirão muito gratificados por isso.

Eu tinha pensado que a América, através das suas boas qualidades, poderia escapar às calamidades de outras nações, mas uma grande crise está preste a vir, uma crise como nunca antes tocou este país, porque a tônica agora é gastar e aumentar os impostos. Mas quando a falsa prosperidade entrar em colapso, que farão vocês? Haverá milhões de desempregados. A maior parte das pessoas está agora vivendo em feliz esquecimento, alheia às iminentes necessidades urgentes.

Está se processando uma revolução mundial. Ela mudará o sistema financeiro. No firmamento kármico da América eu vejo um belo signo, não importa que situações o mundo atravesse, ela ficará bem melhor do que a maior parte dos outros países. Mas a América experimentará miséria generalizada, sofrimento e também mudanças. Vocês estão acostumados às melhores coisas da vida e quando forem obrigados a viver com simplicidade, não irão gostar. Não é fácil ser pobre depois de ter sido rico. Vocês não fazem ideia de como estas mudanças vos afetarão através dos anos. Nunca antes na história deste país houve um contraste tão profundo nos padrões de vida como aquele porque passará esta terra – o contraste entre a riqueza e a pobreza.


Clique aqui e leia o texto completo.