31 de agosto de 2012

Fortalecendo o Poder da Mente, por Sri Daia Mata

Todos nós sabemos que o propósito dos cânticos é gradualmente afastar nossa mente dos pensamentos perturbadores e atividades externas, e começar a canalizar a nossa mente para uma única direção, e esta direção é Deus. Por isso que é bom iniciarmos nossas meditações com cânticos, mas muitas vezes nós não conseguimos cantar com harmonia. Nós não temos que cantar em voz alta. Os cânticos no início são interessantes, principalmente em grupos. Quando cantamos sozinhos é melhor que isto seja bem suave, de modo que nossa mente vá se acalmando e a partir do momento que encontramos nossa mente mais interiorizada, devemos esquecer os cânticos e continuarmos apenas com os cânticos mentais por alguns instantes. Devemos começar com meditação profunda, bem profunda, e milhares de pessoas não conseguem chegar a este estágio.

Como o Mestre costumava com frequência nos dizer, “Bem por trás de seus olhos fechados, Deus está, e quando estamos começando a meditar, cada vez mais profundamente, devemos parar por um momento e pensar. Pergunte a você mesmo: quem está sustentando este corpo? Quem ou o que está fazendo com que esta respiração flua e quem dá vida a esta forma, e que poder é este que está nos capacitando a raciocinar com discernimento? O que está me capacitando a simplesmente pensar? O que está me capacitando a afastar e centralizar em uma ideia – Deus?”.

Quando você começa a se perguntar ou a se questionar lá no fundo de sua alma, a sua mente começa a ficar mais profundamente afastada do mundo e concluímos que estes tipos de perguntas têm apenas uma ideia – Deus! Começa a mexer com sua alma e a levar sua mente em torno de um só pensamento – Deus, mentalmente conversando com aquela força divina, divina Inteligência, que após estes questionamentos você imagina que é a força sustentadora de sua vida. O Mestre dizia sempre: “Lembre-se, Deus está atrás de seus pensamentos, sua respiração, atrás de suas preces”.