20 de novembro de 2009

Resenha: Autobiografia de um Iogue


1.IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

Yogananda, Paramahansa, 1893-1952
Autobiografia de um iogue / Paramahansa Yogananda; tradução de Self-realization fellowship.
Tradução de: Autobiography of a Yogi.

2.APRESENTAÇÃO DA OBRA

Esta consagrada autobiografia apresenta um fascinante perfil de um dos maiores vultos espirituais contemporâneos. Com envolvente candura, eloqüência e humor, Paramahansa Yogananda narra as passagens inspiradoras de sua vida – as experiências de sua infância extraordinária, encontros com muitos santos e sábios na Índia durante a sua busca, na juventude, por um mestre iluminado, dez anos de treinamento no eremitério de um respeitado mestre em yoga, e os trinta anos em que viveu e ensinou na América (A CURA PELO PODER ILIMITADO DE DEUS, 1996).

3.ESTRUTURA DA OBRA

Autobiografia de um iogue caracteriza-se por uma narrativa em ordem cronológica, narrada em primeira pessoa, dividida em 49 capítulos totalizando 543 páginas.

4.RESUMO

O livro se inicia com as primeiras memórias de Mukunda (nome de batismo de Paramahansa Yogananda), ainda criança, sua relação com seus pais e irmãos, sua infância. Filho de devotos hindus foi criado ouvindo as Escrituras sagradas, disciplinado por sua mãe sob os ensinamentos do Mahabharata e o Ramayana. Aos oito anos foi abençoado com uma cura milagrosa, resultante de fervorosa oração direcionada ao retrato de Lahiri Mahasaya, guru de seus pais, que já havia falecido pouco tempo após o nascimento de Paramahansa Yogananda. Essa foi uma das primeiras experiências maravilhosas dele, intensificando seu amor e já revelando a grandeza de seu ser.

A narrativa prossegue com fatos importantes, outros pitorescos, seu encontro com santos na Índia, vivenciando experiências divinas, sua busca incessante por um Guru (inclusive fugindo de casa em algumas situações) para que fosse guiado à fonte que saciasse sua sede por Deus. Sua busca por um mestre terminou em 1910, aos 17 anos, quando encontrou o homem que se tornaria seu Guru, Sri Yukteswar (discípulo de Lahiri Mahasaya). Passou a dividir seu tempo entre os estudos “mundanos” e os ensinamentos do monge. Em 1915, após sua formatura na faculdade, foi aceito por Sri Yukteswar na ordem dos Swamis, sendo batizado como Yogananda.

Em 1917 inicia um trabalho que se tornaria o começo de seu legado. Uma escola onde se ensina, além de programas para os cursos primário e secundário (incluindo matérias agrícolas, industriais, comerciais e acadêmicas), meditação iogue e um sistema original de desenvolvimento da saúde e do corpo, Yogoda.

Convidado a participar de um congresso religioso nos Estados Unidos, parte em agosto de 1920 para o Novo Mundo. Essa viagem foi o início da realização da missão de Paramahansa Yogananda (outrora profetizada por Babaji, Guru iluminado) – a de difundir a ciência da Kriya Yoga no Ocidente. Nesse mesmo ano funda a Self-realitazion Fellowship. Yogananda permanece nos Estados Unidos realizando conferências públicas, ensinando ioga, escrevendo livros. Em 1925 estabeleceu a sede da Self-realization Fellowship em Mount Washington, Los Angeles, a qual se tornou o coração administrativo e espiritual do seu crescente trabalho.

Em 1935, 15 anos após a sua chegada à América, retorna ao continente Indiano. Durante o período que esteve na Índia reviu seu Guru, parentes e amigos, ministrou palestras, aulas de Yoga, fez peregrinações a locais santos e se encontrou com vários santos, sábios e personalidades da Índia, como Mahatma Gandhi. Nesse período recebeu, de seu mestre, o título monástico de Paramahansa, o mais alto grau na ordem dos Swamis.

Retorna aos Estados Unidos no final de 1936. Seu mahasamadhi (saída do corpo, final e consciente, de um iogue) foi em 7 de março de 1952, em Los Angeles, Califórnia.

5.ANÁLISE CRÍTICA

Autobiografia de um iogue é um livro ímpar, a começar por seu título. Invariavelmente os títulos das publicações de biografias (autorizadas ou não), escritas pelo próprio biografado ou por terceiros, remetem diretamente ao “personagem” principal, seja por seu nome ou por algum apelido que é conhecido. Nesse livro de Paramahansa Yogananda o título já nos introduz, de forma sutil, ao “clima” que permeia todo o livro, o de humildade e desapego, mesmo perante o seu encontro com vários mestres e santos, vivenciando experiências divinas, mesmo sendo fundador de uma instituição que hoje atende a “demandas espirituais” de milhares de pessoas localizadas em todo o mundo.

Em Autobiografia de um iogue, Paramahansa Yogananda, através da história de sua vida, nos ensina a perseverar na busca verdadeira de Deus, nos presenteando, como nos contos das mil e uma noites, com fantásticas (mas verdadeiras) histórias de grandes santos e santas, seu encontro com diversos deles – alguns hindus, alguns cristãos, entre outros, ou seja, homens e mulheres de Deus, independente da religião professada.

Antes da leitura de Autobiografia de um iogue imaginamos que encontraremos “mais um livro sobre a vida de alguém”, mas encontramos, na verdade, várias formas de encontro e comunhão com Deus, nos inspirando a descobrir nosso próprio caminho, a nossa própria forma de amar Deus, de “voltar para casa”. Descobrimos que Deus está muito mais próximo e Ele é infinitamente maior do que haviam nos ensinado anteriormente.

Obrigado Paramahansa Yogananda.

6.RECOMENDAÇÃO DA OBRA

A leitura desse livro é interessante para qualquer pessoa, a partir da adolescência, independente de seu credo, escolaridade ou posição social.

7.SOBRE O AUTOR

Nascido na Índia no dia 5 de janeiro de 1893, Paramahansa Yogananda dedicou sua vida a ajudar pessoas de todas as raças e credos a realizarem e expressarem com maior plenitude a beleza, nobreza e a verdadeira divindade do espírito humano.

Depois de sua formatura pela Universidade de Calcutá em 1915, Sri Yogananda fez os votos formais como monge da venerada Ordem Monástica dos Swamis, da Índia. Dois anos depois, ele iniciou a obra de sua vida, fundando uma escola de “como viver”, que desde então cresceu, transformando-se numa instituição composta de vinte e um estabelecimentos educacionais espalhados pela Índia, onde as tradicionais matérias acadêmicas são oferecidas juntamente com o treinamento em yoga e instruções sobre os ideais espirituais. Em 1920 foi convidado a representar a Índia no Congresso Internacional dos Liberais Religiosos, realizado em Boston. Sua conferência nesse Congresso e palestras subseqüentes na Costa Leste dos Estados Unidos foram entusiasticamente acolhidas e, em 1924, realizou uma turnê de conferências através do continente.

Durante as três décadas seguintes, Paramahansa Yogananda contribuiu de maneira profunda no sentido de criar no Ocidente uma percepção e apreciação mais agudas da sabedoria espiritual do Oriente. Em Los Angeles estabeleceu a Sede Internacional da Self-Realization Fellowship – a sociedade não sectária fundada por ele em 1920. Através de suas obras escritas, das palestras e seminários realizados em suas longas viagens e da criação de centros de meditação e templos da Self-Realization Fellowship, apresentou a milhares de buscadores da verdade a antiga ciência e filosofia da yoga, com os seus métodos de meditação universalmente aplicáveis (A CURA PELO PODER ILIMITADO DE DEUS, 1996).

Outros livros do autor em português: A Cura pelo Poder Ilimitado de Deus, A Lei do Sucesso, Como Falar com Deus, No Santuário da Alma, Onde Existe Luz.